Seu navegador não tem suporte JavaScript! Design Universal atende aos desejos da diversidade - Design Universal

Design Universal atende aos desejos da diversidade

Quando uma empresa procura uma agência de publicidade, ela pretende obter formas inovadoras e diferenciadas para expor seu produto ou serviço às pessoas; porém, nada além do que já é realizado pelas agências atualmente, é oferecido. O mercado está saturado e focado somente no famoso “arroz com feijão”, que é divulgar no impresso, internet e meios de comunicação de forma padrão, sem focar no público consumidor. Sim, a internet hoje é o maior e mais completo meio de comunicação e divulgação, que vem substituindo os demais pouco a pouco, mas falta algo mais, uma proximidade maior com o público alvo. É aí que surge a agência Design Universal!

Você já deve ter ouvido falar em design universal ou design para todos no quesito arquitetura e engenharia, adaptando as obras para todos os tipos de diversidade, como por exemplo: obesos, idosos e pessoas com deficiência. Sob esta abordagem, é visível o crescimento das adaptações, como: rampas de acesso, implantação de elevadores, ampliação de portas, cadeiras especiais para obesos e inclusão de sanitários para pessoas com deficiência, entre muitas outras soluções. Além de obras, o mercado está atento também para os produtos e serviços voltados para tal público. Afinal, de que adianta um supermercado ou shopping fornecer uma cadeira de rodas motorizadas para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, se as prateleiras continuam com acesso restrito? Lembrando de que o maior público dos supermercados é o idoso, aposentado, com dificuldade de locomoção, visão e acesso. Mas, até então, não existia esse conceito para a publicidade e comunicação. Além do termo Design Universal (comunicação para todos), a agência também criou e registrou outros termos relevantes que são: o Marketing Assistivo, a Publicidade Assistiva e a Diversidade Assistiva, sendo que esta última expressão passa a englobar o público consumidor de pessoas com deficiência, obesos e idosos.

A Design Universal surgiu de uma evolução da área de Novos Negócios da Arquitetos da Criatividade, uma agência com mais de 10 anos de mercado, pioneira em diversos cases inovadores de sucesso, como a criação da Tele Sena, Crédito Consignado Veicular, Sistema de Feirão de Veículos, entre muitos outros; também participando ativamente de todo o processo de implantação e divulgação. Desde abril de 2018, a Arquitetos (Design Universal) reposicionou sua atuação com foco nesse público que engloba hoje 24% da população, totalizando um potencial número de consumidores maior do que toda a população de um país como a Espanha. Quando você foca em tal público, não significa deixar de lado os outros 76% de brasileiros, mas dar igualdade entre todas as pessoas com as mesmas oportunidades de consumo. Então, nada mais justo que carregar o nome do conceito que está focada “Design Universal”, abrangendo toda população – Comunicação para Todos independente de suas diferenças e necessidades específicas.

Mesmo em alta, o termo ‘diversidade’ ainda é tratado com tato pelas empresas de marketing. As telenovelas já se voltaram para o assunto, incluindo diversos personagens com deficiência, mostrando um pouco do dia a dia do idoso, do obeso, falando sobre racismo e superação e homofobia. É nítida, mas ainda tímida essa crescente inserção do conceito nas mídias. A proposta da Design Universal é exatamente fortalecer e ampliar a visão de igualdade, mostrando ao público “o quão comum é ser diferente”. Além disso, os próprios empresários acabarão se adequando para o Marketing Assistivo e, consequentemente abrangendo todo o público que até, então, ficava à margem; dando a eles a oportunidade de se relacionar com o universo que os rodeia. Na hora de criar uma campanha, devemos entender que o diferencial está no fato da Design Universal levar em conta as capacidades e necessidades de todas as pessoas, sejam elas físicas, cognitivas, sensoriais ou alimentares e de poder contar com seu time de colaboradores de um grande número de pessoas da Diversidade Assistiva, completamente familiarizados com suas necessidades e desejos do dia a dia.

A proposta da agência pioneira é oferecer soluções diferenciadas e abrangentes, como uma ampla pesquisa para lançamento de produtos e serviços com público da Diversidade Assistiva; criação de estratégias em Marketing e Publicidade Assistivos; consultoria e desenvolvimento de tecnologia e canais de Comunicação Assistivos; assessoria de imprensa voltada para a inclusão social; desenvolvimento e soluções em tecnologia assistiva, inbound e outbound assistivos; enfim, tudo que o mercado precisa para atender a este potencial público consumidor.

As pessoas, em especial os empresários, precisam se atentar para essas necessidades sociais, que estão aí implícitas, mas sem foco. É muito mais inteligente abranger um público consumidor cada vez maior e, consequentemente, ter uma geração de lucros crescentes. A Design Universal tem esse desafio de englobar toda essa diversidade em um único público alvo, que trará cada vez mais visibilidade e crescimento para as empresas que acreditarem no futuro, que já está diante de seus olhos.

Apoio:

Desenvolvido por: