Seu navegador não tem suporte JavaScript! Um mercado que movimenta mais de 90 bilhões de reais ao ano. - Design Universal

Um mercado que movimenta mais de 90 bilhões de reais ao ano.

Criar soluções em marketing e comunicação absolutamente diferenciadas e inovadoras para o mercado”, foi com este conceito que nasceu, em abril de 2008, a Arquitetos da Criatividade Publicidade e Propaganda. Fundada por Rodolfo Sonnewend, um profissional de comunicação e marketing com muitos neurônios de inventor, criativo e desenvolvedor de novos negócios; a empresa sempre aplicou este “toque especial” nos seus projetos de pesquisas de mercado, campanhas publicitárias, planejamento de mídia, ações de merchandising, promoção, campanhas de endomarketing, incentive, estratégicas de Inbound marketing, marketing digital, processos de treinamento, branding e comunicação visual.

A vontade de criar novos mercados e negócios sempre fez parte do DNA da Arquitetos, pois desde 1991, quando o seu fundador participou diretamente com o saudoso – Renato Reis Barbosa, no projeto de criação da Tele Sena – um dos maiores cases de sucesso do mercado financeiro de Títulos de Capitalização, toda esta experiência provocou uma intensa mudança na sua forma de ver o mundo dos negócios. Anos mais tarde, outras tantas experiências enriqueceram ainda mais este cenário como: o seu projeto de estruturação dos processos das operações de Crédito Consignado Veicular; a criação e implantação de alguns modelos de shopping para veículos seminovos; desenvolvimento e implantação do conceito de feirões para venda de veículos novos e seminovos; estruturação e implantação do conceito de e-commerce (B2B); da revolução dos processos de desenvolvimento da Comunicação Técnica no Brasil; da estruturação das bases conceituais para a criação do sistema de Comunicação Jornalística Mobile (Selfie Notícias); do planejamento estratégico para a criação do cartão de relacionamento “Animal Card”; enfim, tantos outros projetos e propostas inovadoras, nos mais variados segmentos de mercado e que hoje mudaram o dia a dia dos consumidores brasileiros.

Em meados de 2017, para comemorar o seu décimo aniversário de vida no próximo ano, a Arquitetos iniciou algumas pesquisas de mercado com o objetivo de desenvolver um novo planejamento estratégico comercial e implantar uma mudança em suas atividades, pois a empresa estava decidida a não ser apenas mais uma prestadora de serviços para o mercado de comunicação e marketing.

Afinal, em um cenário fortemente afetado pelas crises política e econômica; um mercado cada vez mais competitivo com o ingresso de uma quantidade imensa de novos prestadores de serviços oriundos do desemprego e da mudança nas relações trabalhistas; de um ambiente produtivo constantemente modificado pela implantação de soluções em mídia digital; além de muitas outras contingências transformadoras que, cada vez mais, estão contribuindo para levar a maioria das agências e até o próprio conceito de propaganda a perder espaço e a relevância que tinham; percebeu-se que havia chegado o momento de mudar!

Depois do seu acidente em 2010, Rodolfo Sonnewend percebeu que om mercado das pessoas com deficiência estava desabastecido de soluções inovadoras e diferenciadas em comunicação e marketing. Assim, ele estruturou, entre um trabalho e outro, os conceitos que criariam uma agência de publicidade exclusiva para o público PCD, um mercado com mais de 90 bilhões de reais ao ano em ticket médio de consumo e, ainda segundo o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Isto nos remete a aproximadamente 45 milhões de brasileiros, só para uma simples comparação: estamos falando de 97% da população de toda a Espanha.

Neste caso, é importante salientar que para cada conquista de um PCD, a empresa ainda leva de brinde sua família e amigos, que passam a fidelizar o seu produto e/ou serviço pelo respeito que sua empresa demonstrou com aquela pessoa tão carente nos processos de atendimento, de maneira geral.

Sem dúvidas, este é um mercado altamente potencial, apesar de existir um paradigma de que a maioria das pessoas com deficiência são pobres. Isto está completamente errado, pois este universo de consumidores potenciais está dividido em: 42% pertencentes às classes A e B e 44% estão inseridos na classe C; além de terem uma renda mensal média de R$ 1.790,00. Vale também dizer que aproximadamente 63.4% das pessoas com deficiência tem deficiência adquirida, então é impossível para quem é rico, ficar pobre por apenas se tornar uma pessoa com deficiência.

Mas a falta de interesse pelo empresariado, de maneira geral, ficou clara durante um estudo promovido pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) ,em 2015, sobre a Lei de Cotas, que já existe há 21 anos. Os resultados são alarmantes, sendo que 67% dos entrevistados afirmaram, de forma reservada, possuírem resistência para entrevistar ou contratar pessoas com deficiência, já 88% dizem que sentem falta de informações sobre as maneiras de aplicar a inclusão delas no mercado de trabalho. E, ainda 86% dos entrevistados declararam que a contratação ocorre apenas para cumprir a lei de cotas, sendo que apenas 3% acreditam no potencial e somente 2% estão no processo por valorizar a diversidade PCD. Há uma verdadeira falta de visibilidade e tato frente a este potencial mercado, além de um desconhecimento de estratégias de endomarketing – esta ciência do marketing demonstra que antes dos consumidores, as empresas precisam atender bem aos seus colaboradores na arte do convencimento do consumo de seus produtos e serviços.

Mas, uma coisa é certa: esta percepção de mundo já está em processo de mudança! Em 2017, o programa da Globo News “Mundo SA” apresentou os produtos e serviços voltados para as pessoas com deficiência que, no mundo, já movimenta mais de 1 bilhão de dólares ao mês. Sendo eles, o Hand Talk que faz a tradução do português para Libras; o Livox para comunicação com pessoas com paralisia cerebral; o Be My Wyes que conecta cegos com milhares de voluntários que aceitam a “emprestar a sua visão” para eles e a empresa de audiolivros Ubook. Recentemente, a loja virtual do Magazine Luiza passou a utilizar a solução do Hand Talk para se comunicar com os seus clientes com deficiência auditiva no seu e-commerce e ainda existe o exemplo do Bradesco, que há muito tempo já desenvolve estudos de comunicação com o público PCD e em Maio de 2018, participou em conjunto com a Secretaria da Acessibilidade da Prefeitura do Município de São Paulo, da criação do selo de acessibilidade digital para a web.

No início de 2017, a agência já vislumbrava uma nova direção para os negócios da Arquitetos da Criatividade. Em maio deste mesmo ano, a Arquitetos foi inscrita como potencial colaboradora para a criação do Instituto Humanus para pessoas com deficiências, uma OSC, sem fins lucrativos, que na época tinha como principal objetivo, estudar e aprimorar os canais de comunicação das pessoas com deficiências ao universo e vice e versa. Através do Instituto e a sua parceria com consagradas entidades do mercado especializadas nas mais variadas deficiências, a Arquitetos tomou contato com centenas de pessoas que certamente não tinham seus desejos de consumo atendidos plenamente pelo mercado fornecedor. Naquela mesma época, também se detectou que as pessoas idosas e obesas estavam inseridas no mesmo contexto.

No início de 2018, depois de muitas pesquisas junto a clientes potenciais e consumidores, percebeu-se que o termo deficiência para público final, gerava uma imagem mental não tão positiva para os empresários e, este era um dos grandes motivos pelo qual eles hesitavam em aproximar suas marcas deste público. Detectou-se também que as palavras obesos e idosos estavam na mesma situação de interpretação.

Os resultados destes estudos indicavam que se necessitava criar um termo diferenciado. Buscamos, então, inspiração na diversidade e foi através dela que afunilamos ainda mais o perfil dos nossos potenciais consumidores e chegamos ao conceito de Diversidade Assistiva, que passou a englobar os idosos, obesos e pessoas com deficiências na busca de soluções em acessibilidade que gere mobilidade de conhecimento através de processos de comunicação inclusiva. Criou-se também os temos Marketing Assistivo e Publicidade Assistiva para completar o cenário de geração de soluções em acessibilidade através da comunicação, propiciando assim a mobilidade de informações e a efetiva inclusão de novos indivíduos da diversidade assistiva junto ao mercado. Na mesma época, também se iniciou o processo de adequação do conceito de design universal, agora com uma inédita abordagem na comunicação e marketing. Meses mais tarde, este conceito iria se transformar no negócio que se chamava, até então, de Arquitetos PCD em Design Universal.

Vale lembrar que até aquele momento, o termo Design Universal,ou design para todos, desenvolvido na década de 70, pelo Norte Americano Ronald Mace (03.08.1942- 29.06.1998) era utilizado somente pela arquitetura e, estes princípios parametrizavam e criavam estruturas para concepção de projetos que atendessem às necessidades de todos os usuários. Passamos, então, ao registro de todas as marcas, criação dos conceitos e das novas metodologias com foco na comunicação, além da adequação de todo o processo para o marketing.

Enfim, é neste gigante universo de oportunidades que a agência vem trabalhando com uma abordagem completamente diferenciada, tecnológica e acima de tudo, humanista. As experiências construídas na parceria da Arquitetos com o Instituto Humanus, nos levou a conhecer a Marta Machado, atuante na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da Cidade de São Paulo – onde se aposentou recentemente. Foi também através do Instituto que começamos a participar da ABRIDEF (Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva), conhecemos o fantástico trabalho da Fundação Dorina Nowill para cegos, capitaneada pela ex-primeira dama Dona Ika Fleury, e muitas outras entidade e trabalhos no setor da deficiência, ou seja, nos inseriu para uma experiência incomum neste mercado com gigantescas necessidades e desejos não atendidos.

A agência está, a cada dia, escrevendo um capítulo da história da comunicação inclusiva e criando aqui um novo mundo, novos conceitos, novas ferramentas, novas culturas ;enfim novas oportunidades de negócios.

Em resumo, a Desing Universal é uma agência pioneira, especializada no desenvolvimento de estratégias de Marketing, Comunicação e Publicidade assistivos com prioridade para o público consumidor (idosos, obesos e pessoas com deficiência).

Afinal, os perfis dos clientes vêm mudando com o passar do tempo. O processo de inclusão precisa, cada vez mais, estar presente na sua realidade corporativa; pois hoje tanto o consumidor final quanto o cliente corporativo tem a preocupação e o envolvimento com questões de sustentabilidade, impacto ambiental e social dos produtos e serviços consumidos. Hoje, também se tornou importante a composição e a valorização de suas equipes de trabalho, como a sua corporação aborda a diversidade e inclusão e, se a sua empresa converte estes valores em ações. Tudo isso valoriza e evidencia a imagem das corporações no mercado na hora do consumidor lembrar da sua marca.

Recentemente, uma pesquisa promovida pela Consultoria Edelman Earned Brand, divulgada no início de novembro de 2017, na Revista Época, revelou que 56% dos brasileiros dizem consumir ou boicotar marcas de acordo com o posicionamento delas diante de questões sociais relevantes.

Isto só reforça o nosso convite de que sua empresa precisa estar engajada nos nossos processos de marketing e publicidade assistivos para destacar as ações sociais de sua organização. Design Universal: uma nova proposta da Arquitetos da Criatividade para desenvolvimento de comunicação e marketing para um público que representa no Brasil mais que toda a população da Espanha. Aguardem novas publicações que vêm por aí.

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